segunda-feira, 21 de junho de 2010

Clássicos Infantis e suas lições de vida

Durante a vida temos muito contato com filmes e com o cinema mas, para mim, os filmes que ficam mais marcados na nossa memória são os que vimos na nossa infância. Os filmes infantis mostram, de um jeito nem sempre sutil, a maldade que existe em nossa sociedade. Até os clássicos da Disney mostram inveja, orgulho, corrupção que podem chegar a provocar assassinato nos mais clássicos filmes infantis. Ao mesmo tempo, os desenhos e as histórias nos dão grandes exemplos por meio dos personagens bonzinhos e passam a impressão que o bem sempre vence. O filme que mais marcou a minha vida foi “Napoleon – o cachorrinho aventureiro”, e agora é possível perceber porque o assisti tantas vezes.
A história é vivida por Napoleon, um filhote de Golden Retriever que vive com sua mãe em uma casa na cidade grande e sonha em ser um cão selvagem, mesmo morrendo de medo de água. A vida do personagem muda drasticamente quando entra em uma cesta cheia de balões com gás hélio e voa até uma floresta, aonde ele deve aprender a se cuidar apenas com a ajuda do seu novo e bom amigo Piupiu, uma calopsita que havia se perdido do bando. Vemos durante todo o filme a dificuldade do jovem ao sair da casa da mãe para viver sozinho quando Napoleon tenta aprender a caçar e acaba tendo que comer musgo, quando precisa se abrigar dos perigos da mata e precisa fugir de um gato obsessivo, que enlouqueceu e vê todos os animais como ratos e tenta matá-los.
O cachorrinho passa por vários animais que mostram várias faces da sociedade. Um coala que não enxerga mais de um metro à sua frente mostra a falta de visão de futuro, um lagarto que imitava o som de outros animais mostra a vontade de ser diferente dos seres da mesma espécie e a futilidade foi claramente demonstrada nas caturritas que ficavam o dia inteiro repetindo o que os outros diziam e fazendo simplesmente barulho sem nenhum raciocínio lógico. Temos também uma cobra tentando avisar do perigo que não recebe créditos justamente por ser dessa espécie, então podemos ver também o preconceito da sociedade.
O mais marcante do filme é a coragem e a garra que o filhote tem durante toda a história, em que fica com a visão focada em achar os cães selvagens e aprender tudo com eles. Mesmo todos os com todos os animais dizendo que ele não iria conseguir, Napoleon passa por rios, sobrevive nas tempestades de verão do deserto, salva filhotes até achar seus heróis e ver que aquela não é uma vida boa para ele. Então o Golden é levado por uma tartaruga grande de volta para a cidade para encontrar-se com sua mãe.
Aprendi com esse filme e com muitos outros a seguir meus sonhos desde pequena, e sempre quando me vejo em dificuldade penso na força dos meus heróis da infância. Porque foi nessa época em que eu mais aprendi sobre ser uma boa pessoa.

---------------------------------------------------------------------------
Minha tentativa de dissertação... espero que gostem =D

Agora a minha pergunta: qual o filme que marcou a sua infância e porque?

2 comentários:

  1. É verdade, geralmente os filmes infantis não conseguem passar a mensagem inteira para o público alvo, mas quando acabamos por ver o filme de infância novamente ao ser adolescente ou adulto mesmo, percebemos milhares de outras coisa muito mais profundas, e acabamos por perceber o verdadeiro significado da coisa.
    E sinceramente eu não consigo me lembrar de um filme que marcou a minha infância, mas um filme que marcou muito foi efeito borboleta, mas só percebi quando vi pela segunda vez xD

    ResponderExcluir
  2. Pronto comentei,feliz maninha?
    Zumo

    ResponderExcluir